Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A origem da Filosofia


A palavra filosofia é composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria. Filósofo: o que ama a sabedoria, ou seja, deseja saber.

A filosofia, como a entendemos hoje, tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga que vivia um momento de auge de sua cultura. O comércio com outros povos trouxe conhecimento. A produção artística era muito ativa. Havia os jogos olímpicos. A linguagem, moeda e tecnologia (de arquitetura e militar) também marcaram esse período.

Até então a mitologia serviam para explicar o mundo, suas catástrofes, seu clima, sua organização, sua origem; outras pessoas começaram a procurar respostas fora dos mitos, iniciou-se uma nova tentativa de responder os questionamentos que inquietavam os homens sobre a existência e a natureza.
Tales de Mileto (624-5 – 556-8 a.C.) é considerado o primeiro filósofo. Ele observou que existe um elemento material que forma todas as coisas, a água. Podemos encontrar água em todos os locais. Ao furar o solo, se nos cortamos, dentro do tronco das árvores, nas rochas das nascentes dos rios. Se a água está em tudo, é porque ela forma tudo. Esta maneira de explicar o mundo, usando a razão, é que irá diferenciar a filosofia da mitologia. Porém, Tales nunca se chamou filósofo. A palavra “filósofo” apareceu anos mais tarde, com Pitágoras (570-1 – 496-7 a.C.). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário